segunda-feira, 11 de julho de 2016

Plano de Aula: "Argumentar é preciso"



Plano de aula
Rita Vasconcelos                     Língua Portuguesa
Turmas: 9º, 2º e 3º               Duração: 6 aulas
Tema: Argumentação

Justificativa: Um dos grandes desafios do educador é conseguir motivar os alunos, e o maior obstáculo para essa motivação é o fato de que muitas vezes os jovens não conseguem enxergar a importância do conteúdo trabalhado para as suas vidas. Dessa forma, esta aula tem por objetivo refletir e compreender que é através da linguagem que o homem move o mundo. Que todas as suas realizações partem de suas relações interpessoais mediadas pela linguagem, por tanto, pode se dizer que um indivíduo que tem maior conhecimento sobre sua linguagem tem mais ferramentas, recursos para interagir e intervir em seu meio de forma crítica.

Objetivos:
·         Compreender que o homem interage e interfere no mundo através da linguagem.
·         Compreender que quanto mais conhecimento sobre a própria língua, mais ferramentas temos para nos posicionar criticamente diante do mundo.
·         Compreender o que é e qual a importância da argumentação.
·         Produzir textos argumentativos orais e escritos.
·         Diagnosticas dificuldades dos alunos no que diz respeito à escrita formal.

Recursos: bola, folhas sulfite, cópias das atividades e textos.

Avaliação:
Participação durante a realização e correção das dinâmicas, atividades orais, exercícios, atividades, produção de texto, autoavaliação.

Práticas:
1.       Dinâmica – Persuadindo

Objetivo: Compreender como a linguagem move o mundo, utilizando a argumentação.
Recursos: Bola, folhas sulfite.
Realização:
·         Escolher 10 alunos para se organizarem em círculo diante do restante da turma.
·         Explicar que o objetivo da dinâmica é que a turma convença a professora a realizar determinada atividade, que será sorteada, apresentando argumentos para persuadi-lo.
·         Escrever as seguintes ações em pedaços de papel para sorteio:
Ø  Somos uma grande família, precisamos de uma geladeira nova e queremos que você a compre.
Ø  Você marcou uma avaliação para hoje, mas queremos que você a remarque para a próxima semana.
Ø  Somos vendedores de uma loja e queremos que você compre um fogão a lenha.
Ø  Você ganhou uma passagem de avião para o Rio de Janeiro, mas não queremos que você vá.
·         O primeiro aluno sorteia o tema e lê em voz alta.
·         Entregar a bola para o aluno que está à direita de quem leu e esse aluno deve apresentar um argumento para convencer a professora. Em seguida joga a bola para outro aluno a sua escolha que faz o mesmo, e assim por diante.
·         Se o aluno não consegue apresentar um argumento, ele sai do jogo. Não é permitido repetir o argumento.
·         O professor deve deixar os alunos jogarem por uns 5 minutos e então parar o jogo.
·         No fim do tempo, todos que permanecerem no jogo vencem e escolhem uma prenda coletiva para o que saíram paguem.

2.       Refletindo sobre a importância da linguagem.

a.       O que é argumentar?
Compreensão do texto

Caixa de texto: Argumentar é preciso

Todos, a partir do momento em que temos contato com as pessoas, precisamos construir conversas com pessoas para que possamos obter relações favoráveis com as mesmas. Daí a importância da argumentação, saber argumentar, gerenciando nossas relações com as pessoas que nos rodeiam.
Saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. E também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.
Hoje, fala-se que quem tem habilidades em gerenciar informações por intermédio da escrita ou da comunicação oral detém o poder em mãos. Assim, encontra-se uma necessidade de desenvolver essas habilidades.
No entanto, não se fala de informações por si só, e sim, em como estas podem ser transmitidas para gerar conhecimento.
Segundo Antônio Suárez Abreu, autor do livro “A arte de argumentar”, “as informações são tijolos e o conhecimento é o edifício que construímos com eles”. O nosso conhecimento é uma integração de informações a qual nos levará ao entendimento.
É importante sabermos onde iremos buscar estas informações para que não nos deixemos manipular por informações inverídicas. A maioria das pessoas obtém informações a partir das mídias escritas e faladas. Estas possuem uma visão limitada das informações, como se nos direcionássemos apenas para o que elas querem que vejamos, um tipo de manipulação.
Então, qual o procedimento que deve ser feito para não sejamos ludibriados por informações inverídicas? O interessante é que busquemos informações em várias fontes, livros, informativos, que acrescentem na sua visão sobre o mundo, sobre as pessoas.
Além de informações, é preciso gerenciar relações para o bom convívio com os outros, assim, ganha-se confiança e prestígio quem sabe contornar uma situação a partir de uma conversa envolvendo relações.
Portanto, argumentar nada mais é que saber convencer e persuadir, pois a partir do momento em que se propõe a convencer alguém está gerenciando informações e quando está persuadindo está gerenciando relações.
http://jaera.wikidot.com/aaa
b.      b. Qual o objetivo desse texto?
      c.       Quais argumentos foram usados no texto para convencer o leitor, ou seja, por que “argumentar é preciso”?
      d.      Como podemos desenvolver a habilidade de argumentar?

3.       Produção de texto: (Folha separada)
Vamos imaginar que estamos fazendo o concurso para escolher o representante da nossa escola para o “Primeiro Congresso Nacional – Juventude pela Educação”, no qual jovens de todo país irão discutir ideias para a melhoria da educação no Brasil. Todos estão concorrendo. Escreva um texto de no mínimo 20 linhas no qual você deverá utilizar o primeiro parágrafo para se apresentar, falar um pouco sobre quem você é, e nos outros deverá apresentar argumentos que demonstrem que você merece ser o representante da escola. Apresente também as ideias para a melhoria da educação que você pretende defender no Congresso. Coloque um título no texto, nome, turma e data. Faça em folha separada e com letra legível.

4.       Autoavaliação: (Folha separada)
a.       O que é argumentar?
b.      Por que é importante saber argumentar?
c.       Que avaliação você faz sobre a sua habilidade de argumentar?
d.      De que forma você pode melhorar sua habilidade de argumentar?

5 comentários: