Plano de aula
Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 6º ano 1 Duração: 4 aulas
Tema: Orgulho da minha herança: Dia nacional da Consciência Negra
Justificativa:
A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia
da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para
discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a
nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para promover ações
que contribuam para a construção de um ambiente de valorização e respeito à
diversidade racial e cultural.
Objetivos:
- Compreender por que foi criado o Dia da Consciência Negra.
- Refletir sobre a necessidade de se valorizar a beleza das raças compreendendo que ela vem da nossa herança cultural e genética.
- Refletir sobre a necessidade de se valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.
- Promover ações que inibam o preconceito, discriminação e racismo no ambiente escolar.
- Divulgar e valorizar os ideais de Consciência Negra através da exposição de cartazes com poemas e imagens sobre o tema.
Recursos:
- Sala de vídeo.
- Cópias do questionário sobre o vídeo.
- Papel crepom e lápis de colorir para confecção dos cartazes.
Avaliação:
- Correção do questionário.
- Exposição dos cartazes.
Práticas:
1. Introdução
(Explicar
sobre a origem do dia da Consciência Negra e sobre os objetivos do projeto)
2. Cartazes:
(Confecção
coletiva de cartazes com imagens, frases e
versos sobre a consciência negra.)
3. Vídeos:
- Assistir aos vídeos com as histórias da “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê, de Valéria Belém.
- Responder aos questionários.
- E refletir sobre a necessidade de se orgulhar do próprio cabelo, da pele, ou seja, de sua aparência física, porque ela resulta da herança que recebemos de nossos pais, avós. E se nos orgulhamos de nossa família, também devemos nos orgulhar da nossa raça.
Questionário 1: “Menina bonita do laço de fita”, Ana
Maria Machado.
1. Como
a menina da história era fisicamente?
2. Por
que o coelho branco achava a menina bonita?
3. Por
que o coelho branco resolveu ir conversar com a menina bonita do laço de fita?
4. Quais
foram as respostas que a menina deu à pergunta do coelho branco: “Menina bonita
do laço de fita, qual é seu segredo pra ser tão pretinha?”?
5. Por
que a menina bonita deu essas respostas para o coelho branco?
6. Depois
de receber as respostas da menina, quais foram as atitudes do coelho branco?
7. Qual
era o verdadeiro motivo para a menina bonita do laço de fita ser tão pretinha?
8. Depois
de saber o verdadeiro segredo da beleza da menina, qual foi a atitude do coelho
branco?
Questionário 2: “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém.
1. Como
Lelê era fisicamente?
2. Lelê
gostava de sua aparência? Por quê?
3. Onde
Lelê foi descobrir o motivo de seu cabelo ser daquele jeito?
4. Por
que o cabelo de Lelê era daquele jeito?
5. Qual
foi a reação de Lelê depois que descobriu o motivo de seu cabelo ser daquele
jeito?
6. O
que a história de Lelê e da Menina bonita do laço de fita tem em comum, e o que
essas histórias têm de diferente?
Olá professora Rita. Sou Cristina.Tenho o Linguagem e Afins onde posto sugestões literárias para professoras do ensino infantil e anos iniciais do fundamental. Hoje parei aqui...Gostei muto de seu trabalho. Esta acima, em especial vou indicar na obra em questão. Você tem sugestões para os pequeninos??
ResponderExcluir