quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Plano de aula: "Orgulho da minha herança"



Plano de aula

Rita Vasconcelos               Língua Portuguesa

Turma: 6º ano 1             Duração: 4 aulas

Tema: Orgulho da minha herança: Dia nacional da Consciência Negra


Justificativa: A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para promover ações que contribuam para a construção de um ambiente de valorização e respeito à diversidade racial e cultural.


Objetivos:

  • Compreender por que foi criado o Dia da Consciência Negra.
  • Refletir sobre a necessidade de se valorizar a beleza das raças compreendendo que ela vem da nossa herança cultural e genética.
  • Refletir sobre a necessidade de se valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.
  • Promover ações que inibam o preconceito, discriminação e racismo no ambiente escolar.
  • Divulgar e valorizar os ideais de Consciência Negra através da exposição de cartazes com poemas e imagens sobre o tema.

Recursos:

  • Sala de vídeo.
  • Cópias do questionário sobre o vídeo.
  • Papel crepom e lápis de colorir para confecção dos cartazes.

Avaliação:

  • Correção do questionário.
  • Exposição dos cartazes.

Práticas:

1. Introdução


(Explicar sobre a origem do dia da Consciência Negra e sobre os objetivos do projeto)


2. Cartazes:

(Confecção coletiva de cartazes com imagens, frases e  versos sobre a consciência negra.)


3. Vídeos: 


  • Assistir aos vídeos com as histórias da “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê, de Valéria Belém.
  • Responder aos questionários.
  • E refletir sobre a necessidade de se orgulhar do próprio cabelo, da pele, ou seja, de sua aparência física, porque ela resulta da herança que recebemos de nossos pais, avós. E se nos orgulhamos de nossa família, também devemos nos orgulhar da nossa raça.


Questionário 1: “Menina bonita do laço de fita”, Ana Maria Machado.


1. Como a menina da história era fisicamente?

2. Por que o coelho branco achava a menina bonita?

3. Por que o coelho branco resolveu ir conversar com a menina bonita do laço de fita?

4. Quais foram as respostas que a menina deu à pergunta do coelho branco: “Menina bonita do laço de fita, qual é seu segredo pra ser tão pretinha?”?

5. Por que a menina bonita deu essas respostas para o coelho branco?

6. Depois de receber as respostas da menina, quais foram as atitudes do coelho branco?

7. Qual era o verdadeiro motivo para a menina bonita do laço de fita ser tão pretinha?

8. Depois de saber o verdadeiro segredo da beleza da menina, qual foi a atitude do coelho branco?


Questionário 2: “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém.


1. Como Lelê era fisicamente?

2. Lelê gostava de sua aparência? Por quê?

3. Onde Lelê foi descobrir o motivo de seu cabelo ser daquele jeito?

4. Por que o cabelo de Lelê era daquele jeito?

5. Qual foi a reação de Lelê depois que descobriu o motivo de seu cabelo ser daquele jeito?

6. O que a história de Lelê e da Menina bonita do laço de fita tem em comum, e o que essas histórias têm de diferente?

Um comentário:

  1. Olá professora Rita. Sou Cristina.Tenho o Linguagem e Afins onde posto sugestões literárias para professoras do ensino infantil e anos iniciais do fundamental. Hoje parei aqui...Gostei muto de seu trabalho. Esta acima, em especial vou indicar na obra em questão. Você tem sugestões para os pequeninos??

    ResponderExcluir