quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Plano de aula: Projeto "Poesia de Primavera"


Plano de aula

Rita de Cássia Vasconcelos   Língua Portuguesa
Turma: 6º ano 1 Duração: 8 aulas
 Tema: Projeto Poesia de Primavera (Rimas)



Justificativa: Em atividades anteriores foi observado que os alunos apresentaram dificuldades de compreender o que são rimas e quando uma palavra rima com outra ou não. Dessa forma faz-se necessária uma intervenção nesse sentido.


Objetivos:

  • Relembrar o conceito de sílaba tônica.
  • Compreender a determinância da sílaba tônica na criação de rimas.
  • Entender o que é ruma e o que não é.
  • Criar rimas para palavras diversas.
  • Identificar rimas em músicas e poemas.
  • Compreender o que são versos e estrofes.
  • Produzir poemas com rimas sobre a Primavera.
Recursos:

  • Som e pendrive com a música “Primavera”, da Eliana.
  • Cópias dos textos e desenhos utilizados.
  • Quadro e pincel.

Avaliação:

  • Correção coletiva dos exercícios.
  • Correção dos poemas produzidos.

Práticas:


Atividade 1:

  • Ouvir a música “Primavera”, da Eliana, e completar as lacunas.

Primavera


                                                  Eliana

Respiramos Alegria. É a primavera.
É a Primavera, é a Primavera...


As flores se abrem perfumando o ar,
Tudo que é bonito sai prá se _________________.
Cada novo dia é uma festa pra viver,
Uma poesia que o sol faz ____________________.



Uma ______________________em todo lugar,
Toda a natureza quer se ____________________.
É como se o mundo se ________________de azul,
Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao _______.



(Refrão)

Todas as ________________ na cidade

Respirando Primavera. (nanana)
Tudo que tem vida pelas matas

Respirando Primavera. (nanana)
Um sorriso mostra como é fácil ser ____________,
Um show de alegria, todo mundo pede bis.
(Sim) É a ___________________ dos namorados,
Tudo é lindo quando é primavera.



Uma borboleta vem __________________
Que a estação das cores veio pra ficar.
É como se o sonho __________________ pra viver,
Uma poesia que o sol faz renascer.



Uma aquarela em todo lugar,
Toda ____________________ quer se namorar.
É como se o mundo se enfeitasse de azul,
Ou de um ___________ que ligasse o norte ao sul.



(Refrão)


Eu sei que tudo nessa hora pode ______________,
Só falta agora a Primavera me ____________ você.

  • Anotar no quadro as palavras que completam as lacunas para correção.
  • Circular as palavras que rimam em cada uma das estrofes.
  • Dividir, anotando no caderno, os pares de palavras que rimam segundo os 3 grupos a seguir:

  1. As duas últimas letras das palavras são iguais.
  2. O som final das duas palavras é igual, mas a última letra é diferente.
  3. A última letra é diferente, mas o som é parecido na hora de falar.

  • Acrescentar mais duas duplas de palavras a cada grupo.
  • Encontrar rimas para as palavras a seguir:
  • Mosquito, corrida, enfeitada, cachorro, andando.

Conclusão: Nem sempre basta que as duas últimas letras sejam iguais, ou que tenham o som igual ou parecido, para que as palavras rimem. O que irá determinar se uma palavra rima com outra ou não é a sílaba tônica. Ou seja, para rimar, a partir da vogal da sílaba tônica o final das palavras tem que ser igual.

Atividade 2:

  • Tentar completar as lacunas do poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles, de acordo com a palavra que termina o verso anterior, de forma que as duas rimem.

Leilão de jardim

Cecília Meireles

 Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas _________________,
lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ________________?



Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de ________________?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da ____________________?



Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é _______________?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do ___________________?



(Este é o meu __________________.)

  •  Anotar no caderno os pares de palavras que rimam e escrever mais duas palavras para cada grupo de rimas.

 Atividade 3:

  1. O que esses dois textos têm em comum?
  2. O que esses dois textos têm de diferente?
  3. Quantos versos e quantas estrofes cada texto tem?

Atividade 4:

  • Cada fila receberá uma folha com uma palavra escrita.
  • O primeiro da fila escreve ao lado dessa palavra uma outra que rime e, em baixo da primeira, uma outra que não rime.
  • Entrega a folha pra o 2º aluno da fila que irá escrever uma rima para a segunda palavra que o 1º escreveu e, em seguida, colocará uma nova palavra para o próximo aluno rimar. E assim por diante. No final, o último da fila lê todas os pares de rimas.

Atividade 5

  • Escreva no caderno 20 palavras que tenham alguma coisa a ver com a Primavera. Em seguida escreva uma palavra que rime com cada uma delas.

Atividade 6:

  • Produzir um poema de 4 estrofes, com 4 versos cada uma, falando sobre a Primavera. O poema deve ter rimas e o título será “Viva! A Primavera chegou!”. As rimas deverão seguir o esquema AA, BB, ou seja, o primeiro verso da estrofe rima com o segundo, e o terceiro verso rima com o quarto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário