Plano de aula
Rita de Cássia
Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 6º ano 1
Duração: 8 aulas
Tema: Projeto
Poesia de Primavera (Rimas)
Justificativa: Em atividades anteriores foi
observado que os alunos apresentaram dificuldades de compreender o que são
rimas e quando uma palavra rima com outra ou não. Dessa forma faz-se necessária
uma intervenção nesse sentido.
Objetivos:
- Relembrar o conceito de sílaba tônica.
- Compreender a determinância da sílaba tônica na criação de rimas.
- Entender o que é ruma e o que não é.
- Criar rimas para palavras diversas.
- Identificar rimas em músicas e poemas.
- Compreender o que são versos e estrofes.
- Produzir poemas com rimas sobre a Primavera.
Recursos:
- Som e pendrive com a música “Primavera”, da Eliana.
- Cópias dos textos e desenhos utilizados.
- Quadro e pincel.
Avaliação:
- Correção coletiva dos exercícios.
- Correção dos poemas produzidos.
Práticas:
Atividade 1:
- Ouvir a música “Primavera”, da Eliana, e completar as lacunas.
Primavera
Eliana
Respiramos Alegria.
É a primavera.
É a Primavera, é a Primavera...
É a Primavera, é a Primavera...
As flores se abrem
perfumando o ar,
Tudo que é bonito sai prá se _________________.
Cada novo dia é uma festa pra viver,
Uma poesia que o sol faz ____________________.
Tudo que é bonito sai prá se _________________.
Cada novo dia é uma festa pra viver,
Uma poesia que o sol faz ____________________.
Uma ______________________em
todo lugar,
Toda a natureza quer se ____________________.
É como se o mundo se ________________de azul,
Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao _______.
Toda a natureza quer se ____________________.
É como se o mundo se ________________de azul,
Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao _______.
(Refrão)
Todas as
________________ na cidade
Respirando Primavera.
(nanana)
Tudo que tem vida pelas matas
Tudo que tem vida pelas matas
Respirando Primavera.
(nanana)
Um sorriso mostra como é fácil ser ____________,
Um show de alegria, todo mundo pede bis.
(Sim) É a ___________________ dos namorados,
Tudo é lindo quando é primavera.
Um sorriso mostra como é fácil ser ____________,
Um show de alegria, todo mundo pede bis.
(Sim) É a ___________________ dos namorados,
Tudo é lindo quando é primavera.
Uma borboleta vem
__________________
Que a estação das cores veio pra ficar.
É como se o sonho __________________ pra viver,
Uma poesia que o sol faz renascer.
Que a estação das cores veio pra ficar.
É como se o sonho __________________ pra viver,
Uma poesia que o sol faz renascer.
Uma aquarela em
todo lugar,
Toda ____________________ quer se namorar.
É como se o mundo se enfeitasse de azul,
Ou de um ___________ que ligasse o norte ao sul.
Toda ____________________ quer se namorar.
É como se o mundo se enfeitasse de azul,
Ou de um ___________ que ligasse o norte ao sul.
(Refrão)
Eu sei que tudo nessa hora pode ______________,
Só falta agora a Primavera me ____________ você.
- Anotar no quadro as palavras que completam as lacunas para correção.
- Circular as palavras que rimam em cada uma das estrofes.
- Dividir, anotando no caderno, os pares de palavras que rimam segundo os 3 grupos a seguir:
- As duas últimas letras das palavras são iguais.
- O som final das duas palavras é igual, mas a última letra é diferente.
- A última letra é diferente, mas o som é parecido na hora de falar.
- Acrescentar mais duas duplas de palavras a cada grupo.
- Encontrar rimas para as palavras a seguir:
- Mosquito, corrida, enfeitada, cachorro, andando.
Conclusão: Nem sempre basta que as duas últimas
letras sejam iguais, ou que tenham o som igual ou parecido, para que as
palavras rimem. O que irá determinar se uma palavra rima com outra ou não é a
sílaba tônica. Ou seja, para rimar, a partir da vogal da sílaba tônica o final das
palavras tem que ser igual.
Atividade 2:
- Tentar completar as lacunas do poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles, de acordo com a palavra que termina o verso anterior, de forma que as duas rimem.
Leilão de jardim
Cecília Meireles
Quem me compra um jardim
com flores?
Borboletas de muitas _________________,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ________________?
Borboletas de muitas _________________,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ________________?
Quem me compra este
caracol?
Quem me compra um raio de ________________?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da ____________________?
Quem me compra um raio de ________________?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da ____________________?
Quem me compra este
formigueiro?
E este sapo, que é _______________?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do ___________________?
E este sapo, que é _______________?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do ___________________?
(Este é o meu
__________________.)
- Anotar no caderno os pares de palavras que rimam e escrever mais duas palavras para cada grupo de rimas.
Atividade 3:
- O que esses dois textos têm em comum?
- O que esses dois textos têm de diferente?
- Quantos versos e quantas estrofes cada texto tem?
Atividade 4:
- Cada fila receberá uma folha com uma palavra escrita.
- O primeiro da fila escreve ao lado dessa palavra uma outra que rime e, em baixo da primeira, uma outra que não rime.
- Entrega a folha pra o 2º aluno da fila que irá escrever uma rima para a segunda palavra que o 1º escreveu e, em seguida, colocará uma nova palavra para o próximo aluno rimar. E assim por diante. No final, o último da fila lê todas os pares de rimas.
Atividade 5
- Escreva no caderno 20 palavras que tenham alguma coisa a ver com a Primavera. Em seguida escreva uma palavra que rime com cada uma delas.
Atividade 6:
- Produzir um poema de 4 estrofes, com 4 versos cada uma, falando sobre a Primavera. O poema deve ter rimas e o título será “Viva! A Primavera chegou!”. As rimas deverão seguir o esquema AA, BB, ou seja, o primeiro verso da estrofe rima com o segundo, e o terceiro verso rima com o quarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário