sábado, 13 de junho de 2015

Plano de aula: "Propaganda, Publicidade e Marketing"



Plano de aula

Rita Vasconcelos           Língua Portuguesa

Turmas: 2º ano e 3º ano            Duração: 12 aulas

Tema: Propaganda, Publicidade e Marketing



Justificativa: A partir das dissertações argumentativas produzias pelas turmas, como forma de avaliação diagnóstica, com o tema “Publicidade Infantil”, verifiquei que os alunos apresentam dificuldade em compreender o que é e qual a diferença entre Propaganda, Publicidade e Marketing. Além disso, um dos problemas identificados nas redações foi a pouca compreensão acerca do tema. Dessa forma, o presente projeto pretende trabalhar par sanar as referidas dificuldades, bem como levar o aluno a desenvolver a habilidade de reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização, na compreensão e produção de textos do universo publicitário e, ainda, estimular o pensamento crítico através da analise consciente de gêneros publicitários.



Objetivos:

  • Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização, na compreensão e produção de textos do universo publicitário e, ainda, estimular o pensamento crítico através da analise consciente de gêneros publicitários.
  • Compreender e diferenciar o que é Propaganda, o que é Publicidade e o que é Marketing.
  • Conhecer e distinguir diferentes tipos de Propaganda: comercial, de serviços, de pessoas, de ideias.
  • Conhecer e distinguir diferentes meios de veiculação de Publicidade e seus respectivos gêneros textuais e suas características: publicidade impressa, publicidade por radiodifusão, publicidade televisiva, publicidade na internet, publicidade por celebridades e eventos, publicidade encoberta.
  • Conhecer e compreender o conceito de alguns termos utilizados na linguagem publicitária: Logomarca, Slogan e Merchandising.
  • Analisar e comparar criticamente comerciais de televisão, propagandas de revistas e panfletos para: Identificar o emissor e o público alvo; reconhecer e compreender marcas linguísticas que caracterizam esse gênero textual, identificar e compreender os efeitos de sentido criados pelo uso de linguagem verbal e não-verbal; identificar as intenções e estratégias persuasivas utilizadas no texto.
  • Produzir textos do gênero publicitário: embalagem de produto, cartão de visita, logomarca, slogan, panfleto, banner, texto de divulgação do produto, questionário de pesquisa de mercado; relatório de pesquisa de mercado; etc.
  • Utilizar as habilidades de argumentação e a linguagem publicitária oral: estande de divulgação de produto.
  • Interpretar textos com diferentes opiniões sobre o tema “Publicidade” para assumir um posicionamento embasado acerca da questão.
  • Produzir dissertação argumentativa sobre o tema “A relação entre a publicidade e o consumismo”.

Recursos: Sala de vídeo; Propagandas de revista, exemplos de panfletos; Folhas sulfite; Cópias dos textos.

Avaliação:

  • Participação durante a resolução e correção das atividades.
  • Correção das produções textuais.
  • Participação no trabalho em grupo: “Ação de Marketing”.
  • Autoavaliação.

Práticas:
ATIVIDADE 1

Exposição oral com slide sobre Propaganda e Publicidade.
Resolução e correção do questionário sobre a exposição oral.

ATIVIDADE 2

Interpretação de comerciais de televisão. 

  • Tema: Qual é o produto?
  • Emissor: Qual é a empresa?
  • Receptor/Público alvo:Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
  • Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
  • Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?

ATIVIDADE 3

Interpretação de propagandas em revistas.

  • Tema: Qual é o produto?
  • Emissor: Qual é a empresa?
  • Receptor/Público alvo: Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
  • Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
  • Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?

ATIVIDADE 4

Interpretação de panfletos.

  • Tema: Qual é o produto?
  • Emissor: Qual é a empresa?
  • Receptor/Público alvo: Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
  • Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
  • Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?

ATIVIDADE 5

Produção de logomarca, slogan e panfleto.
Em casa, cada aluno irá criar uma logomarca e um slogan para um produto/empresa fictícios. Em seguida irá produzir, em folha sulfite, um panfleto para esse produto, salientando suas qualidades, incluindo a logomarca, o slogan e recursos visuais com a intenção de convencer o consumidor a adquirir a mercadoria.

ATIVIDADE 6

Exposição oral sobre o que é “Marketing”.

Marketing

            Marketing é o conjunto de estratégias desenvolvidas por uma empresa com o objetivo de aumentar os lucros. As estratégias de Marketing incluem, dentre outras:

  • Pesquisas de mercado;
  • Adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores;
  • Design;
  • Campanhas publicitárias;
  • Atendimentos pós-venda.

ATIVIDADE 7

Trabalho em grupo: “Ação de Marketing”

Objetivo: Criar uma ação de Marketing fictícia.


  • Definir qual será o público alvo do produto.
  • Definir qual será o produto.
Parte escrita: 

  • Criar um questionário de no mínimo 5 perguntas para realizar uma pesquisa de mercado fictícia e descobrir quais são as necessidades, exigências, expectativas do público alvo acerca do produto escolhido. Não é necessário realizar a pesquisa de verdade, basta elaborar o questionário.
  • Fazer um relatório analisando os resultados da pesquisa de mercado. Faça o relatório considerando as respostas que o grupo acredita que os consumidores dariam às perguntas do questionário.
  • Criar o nome da marca, o slogan e o logotipo.
  • Criar um pequeno texto com a propaganda do produto, ou seja, um texto ressaltando as qualidades, benefícios e vantagens do produto com o objetivo de convencer o interlocutor a adquiri-lo.
  • Criar papelaria da empresa: cartão de visita e pasta de apresentação personalizada.
  • Desenvolver a publicidade do produto: Um banner e um panfleto.
Exemplo da parte escrita do trabalho 

Apresentação:

  • Criar o produto ou a embalagem do produto.
  • Criar um Estande para apresentação do produto diretamente ao cliente no pátio da escola.
Observações:
  • Em cada estande serão disponibilizadas um número igual de fichas de avaliação do produto com os seguintes dizeres: 
Nome, turma.
O que você achou do nosso produto? Excelente, Bom, Regular.
Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado.

  • Os “clientes” irão marcar a opção desejada e depositar a ficha em uma urna. Ao final da exposição, os grupos irão separar as fichas e somar: 3, para cada Excelente; 2, para cada Bom e 1,  para cada Regular.
  • A turma então irá analisar os resultados e discutir sobre o desempenho da ação de Marketing.
 Fotos da aprensentação do trabalho sobre Marketing - 3o ano 3
 


 ATIVIDADE 8




ATIVIDADE 9




ATIVIDADE 10

Produção de dissertação argumentativa sobre o tema “A relação ente a propaganda e consumismo”.
 
ATIVIDADE 11

Autoavaliação

Projeto de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing


  1. O que eu aprendi: Descreva resumidamente o que você aprendeu através de todas as atividades, exercícios, trabalhos que realizamos individualmente, coletivamente e em grupos sobre o tema Propaganda, Publicidade e Marketing.
  2. Pontos positivos: Descreva os pontos positivos desse projeto de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing, ou seja, o que foi bom, proveitoso, interessante, etc.
  3. Pontos negativos: Descreva os pontos negativos desse projeto de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing, ou seja, o que não foi muito bem pensado, o que poderia melhorar,  etc.
  4. Sugestões de temas: Dê sugestões de temas que poderiam ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa gerando projetos semelhantes a esse sobre Propaganda, Publicidade e Marketing.
  5. Participação dos integrantes do grupo: No trabalho em que vocês desenvolveram uma ação de Marketing fictícia descreva qual foi a participação de cada um dos integrantes do seu grupo, incluindo você.
  6. Dificuldades: Quais foram as dificuldades em se trabalhar em grupo para realizar esse trabalho sobre Marketing?
  7. Minha contribuição: Que características, habilidades, qualidades você tem que contribuíram para a realização de trabalhos em grupo?

Um comentário:

  1. Amei!!!!! Sou professora de Português e gostaria de usar com as minhas turmas. Posso?

    ResponderExcluir