Plano de aula
Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turmas: 2º ano e 3º ano Duração: 12 aulas
Tema: Propaganda, Publicidade e Marketing
Justificativa: A partir das dissertações argumentativas produzias pelas turmas, como forma de avaliação diagnóstica, com o tema “Publicidade
Infantil”, verifiquei que os alunos apresentam dificuldade em compreender o que
é e qual a diferença entre Propaganda, Publicidade e Marketing. Além disso, um
dos problemas identificados nas redações foi a pouca compreensão acerca do
tema. Dessa forma, o presente projeto pretende trabalhar par sanar as referidas
dificuldades, bem como levar o aluno a desenvolver a habilidade de reconhecer e
usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização, na compreensão e produção de textos do universo publicitário e, ainda,
estimular o pensamento crítico através da analise consciente de gêneros publicitários.
Objetivos:
- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização, na compreensão e produção de textos do universo publicitário e, ainda, estimular o pensamento crítico através da analise consciente de gêneros publicitários.
- Compreender e diferenciar o que é Propaganda, o que é Publicidade e o que é Marketing.
- Conhecer e distinguir diferentes tipos de Propaganda: comercial, de serviços, de pessoas, de ideias.
- Conhecer e distinguir diferentes meios de veiculação de Publicidade e seus respectivos gêneros textuais e suas características: publicidade impressa, publicidade por radiodifusão, publicidade televisiva, publicidade na internet, publicidade por celebridades e eventos, publicidade encoberta.
- Conhecer e compreender o conceito de alguns termos utilizados na linguagem publicitária: Logomarca, Slogan e Merchandising.
- Analisar e comparar criticamente comerciais de televisão, propagandas de revistas e panfletos para: Identificar o emissor e o público alvo; reconhecer e compreender marcas linguísticas que caracterizam esse gênero textual, identificar e compreender os efeitos de sentido criados pelo uso de linguagem verbal e não-verbal; identificar as intenções e estratégias persuasivas utilizadas no texto.
- Produzir textos do gênero publicitário: embalagem de produto, cartão de visita, logomarca, slogan, panfleto, banner, texto de divulgação do produto, questionário de pesquisa de mercado; relatório de pesquisa de mercado; etc.
- Utilizar as habilidades de argumentação e a linguagem publicitária oral: estande de divulgação de produto.
- Interpretar textos com diferentes opiniões sobre o tema “Publicidade” para assumir um posicionamento embasado acerca da questão.
- Produzir dissertação argumentativa sobre o tema “A relação entre a publicidade e o consumismo”.
Recursos: Sala de vídeo; Propagandas de revista,
exemplos de panfletos; Folhas sulfite; Cópias dos textos.
Avaliação:
- Participação durante a resolução e correção das atividades.
- Correção das produções textuais.
- Participação no trabalho em grupo: “Ação de Marketing”.
- Autoavaliação.
Práticas:
ATIVIDADE 1
Exposição oral com slide sobre Propaganda e
Publicidade.
Resolução e correção do questionário sobre a
exposição oral.
ATIVIDADE 2
Interpretação de comerciais de televisão.
- Tema: Qual é o produto?
- Emissor: Qual é a empresa?
- Receptor/Público alvo:Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
- Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
- Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?
ATIVIDADE 3
Interpretação de propagandas em revistas.
- Tema: Qual é o produto?
- Emissor: Qual é a empresa?
- Receptor/Público alvo: Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
- Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
- Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?
ATIVIDADE 4
Interpretação de panfletos.
- Tema: Qual é o produto?
- Emissor: Qual é a empresa?
- Receptor/Público alvo: Para que público está destinado o produto?/ A qual público a propaganda se dirige?
- Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
- Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?
ATIVIDADE 5
Produção de logomarca, slogan e panfleto.
Em
casa, cada aluno irá criar uma logomarca e um slogan para um produto/empresa
fictícios. Em seguida irá produzir, em folha sulfite, um panfleto para esse
produto, salientando suas qualidades, incluindo a logomarca, o slogan e
recursos visuais com a intenção de convencer o consumidor a adquirir a
mercadoria.
ATIVIDADE 6
Exposição oral sobre o que é “Marketing”.
Marketing
Marketing
é o conjunto de estratégias desenvolvidas por uma empresa com o objetivo de
aumentar os lucros. As estratégias de Marketing incluem, dentre outras:
- Pesquisas de mercado;
- Adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores;
- Design;
- Campanhas publicitárias;
- Atendimentos pós-venda.
ATIVIDADE 7
Trabalho em grupo: “Ação de Marketing”
Objetivo: Criar uma ação de Marketing fictícia.
- Definir qual será o público alvo do produto.
- Definir qual será o produto.
Parte
escrita:
- Criar um questionário de no mínimo 5 perguntas para realizar uma pesquisa de mercado fictícia e descobrir quais são as necessidades, exigências, expectativas do público alvo acerca do produto escolhido. Não é necessário realizar a pesquisa de verdade, basta elaborar o questionário.
- Fazer um relatório analisando os resultados da pesquisa de mercado. Faça o relatório considerando as respostas que o grupo acredita que os consumidores dariam às perguntas do questionário.
- Criar o nome da marca, o slogan e o logotipo.
- Criar um pequeno texto com a propaganda do produto, ou seja, um texto ressaltando as qualidades, benefícios e vantagens do produto com o objetivo de convencer o interlocutor a adquiri-lo.
- Criar papelaria da empresa: cartão de visita e pasta de apresentação personalizada.
- Desenvolver a publicidade do produto: Um banner e um panfleto.
Apresentação:
- Criar o produto ou a embalagem do produto.
- Criar um Estande para apresentação do produto diretamente ao cliente no pátio da escola.
- Em cada estande serão disponibilizadas um número igual de fichas de avaliação do produto com os seguintes dizeres:
O que você achou do nosso produto? Excelente, Bom, Regular.
Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado.
- Os “clientes” irão marcar a opção desejada e depositar a ficha em uma urna. Ao final da exposição, os grupos irão separar as fichas e somar: 3, para cada Excelente; 2, para cada Bom e 1, para cada Regular.
- A turma então irá analisar os resultados e discutir sobre o desempenho da ação de Marketing.
ATIVIDADE 8
ATIVIDADE 9
ATIVIDADE 10
Produção de dissertação argumentativa sobre o
tema “A relação ente a propaganda e consumismo”.
ATIVIDADE 11
Autoavaliação
Projeto
de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing
- O que eu aprendi: Descreva resumidamente o que você aprendeu através de todas as atividades, exercícios, trabalhos que realizamos individualmente, coletivamente e em grupos sobre o tema Propaganda, Publicidade e Marketing.
- Pontos positivos: Descreva os pontos positivos desse projeto de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing, ou seja, o que foi bom, proveitoso, interessante, etc.
- Pontos negativos: Descreva os pontos negativos desse projeto de Língua Portuguesa sobre Propaganda, Publicidade e Marketing, ou seja, o que não foi muito bem pensado, o que poderia melhorar, etc.
- Sugestões de temas: Dê sugestões de temas que poderiam ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa gerando projetos semelhantes a esse sobre Propaganda, Publicidade e Marketing.
- Participação dos integrantes do grupo: No trabalho em que vocês desenvolveram uma ação de Marketing fictícia descreva qual foi a participação de cada um dos integrantes do seu grupo, incluindo você.
- Dificuldades: Quais foram as dificuldades em se trabalhar em grupo para realizar esse trabalho sobre Marketing?
- Minha contribuição: Que características, habilidades, qualidades você tem que contribuíram para a realização de trabalhos em grupo?
Amei!!!!! Sou professora de Português e gostaria de usar com as minhas turmas. Posso?
ResponderExcluir