quarta-feira, 8 de abril de 2015

"Mistura Fina Temperos"


A seguir o exemplo que usei para explicar a parte escrita do trabalho sobre Marketing que os alunos dos terceiros anos do ensino médio desenvolveram no início de 2015

Veja as Fotos



Trabalho em grupo: “Ação de Marketing”



Objetivo: Criar uma ação de Marketing fictícia.

  • Definir qual será o público alvo do produto.
  • Definir qual será o produto.
Parte escrita: 
  • Criar um questionário de no mínimo 5 perguntas para realizar uma pesquisa de mercado fictícia e descobrir quais são as necessidades, exigências, expectativas do público alvo acerca do produto escolhido. Não é necessário realizar a pesquisa de verdade, basta elaborar o questionário.
  • Fazer um relatório analisando os resultados da pesquisa de mercado. Faça o relatório considerando as respostas que o grupo acredita que os consumidores dariam às perguntas do questionário.
  • Criar o nome da marca, o slogan e o logotipo.
  • Criar um pequeno texto com a propaganda do produto, ou seja, um texto ressaltando as qualidades, benefícios e vantagens do produto com o objetivo de convencer o interlocutor a adquiri-lo.
  • Criar papelaria da empresa: cartão de visita e pasta de apresentação personalizada.
  • Desenvolver a publicidade do produto: Um banner e um panfleto.


Mistura Fina Temperos

Pesquisa de mercado


Produto: Molho de Pimenta


QUESTIONÁRIO


1. Sexo: Feminino/Masculino

  • Idade:
  • 18 a 29.
  • 30 a 49.
  • 50 ou mais.

2. Que fatores você considera ao comprar Molho de pimenta?

  • Preço.
  • Valor nutricional.
  • Variedade da pimenta.
  • Acidez da pimenta.
  • Tipo de embalagem.
  • Ingredientes.

3. O que você gosta nos Molhos de pimenta disponíveis atualmente no mercado?

  • Molho mais líquido/ ralo.
  • Molho mais espesso/grosso.
  • Perfume/Cheiro.
  • Embalagem de vidro.
  • Embalagem de plástico.
  • Informações nutricionais claras no rótulo.
  • Rótulo com letras em tamanho adequado.
  • Indicação da origem da pimenta.
  • Indicação de pimenta cultivada organicamente.

4. O que você não gosta nos Molhos de pimenta disponíveis atualmente no mercado?

  • Muito líquidos/ ralos.
  • Muito espessos/ grossos.
  • Perfume/Cheiro.
  • Embalagem de vidro.
  • Embalagem de plástico.
  • Informações nutricionais pouco claras ou insuficientes.
  • Rótulo com letras pequenas.

5. Que variedade de pimenta você prefere num Molho?

  • Cumari.
  • Habanero.
  • Biquinho.
  • Dedo de moça.
  • Malagueta.
  • Bode.
  • Jalapeña.
  • De cheiro.
  • Vermelha.

7. Que nível de acidez você prefere em um Molho de pimenta?

  • Forte.
  • Médio.
  • Suave.

8. Com que frequência você consome Molho de pimenta?

  • Sempre.
  • Às vezes.
  • Nunca.

9. Com que tipo de alimentos você consome Molho de Pimenta?

  • Carne bovina.
  • Carne suína.
  • Peixe.
  • Aves.
  • Salada.
  • Salgados.
  • Feijão.
  • Tábua de frios.
  • Pizza.
  • Risoto.
  • Molhos para massas.
 

RELATÓRIO
Pesquisa de Mercado
Mistura Fina Temperos
Produto: Molho de Pimenta


Objetivo da pesquisa

Queríamos saber o que os consumidores da cidade de São Gotardo apreciam e rejeitam quanto aos molhos de pimenta já disponíveis no mercado, além de seus hábitos de consumo relativos ao produto, com o objetivo de criar um novo molho de pimenta que atenda da melhor maneira possível às necessidades e expectativas do consumidor da região. Além disso, pretendia-se que, a partir dos dados coletados, estratégias de marketing mais eficientes fossem criadas.


Público-alvo

Nosso alvo foram os moradores da cidade de São Gotardo, maiores de 18 anos, tanto do sexo feminino quanto do masculino.


Mercado-alvo

Nossa região de abrangência será o Alto Paranaíba, com ênfase na cidade sede da empresa, São Gotardo.


Amostra

50 pessoas, entre homens e mulheres, de diferentes bairros de São Gotardo, com idade entre 18 e 75 anos foram entrevistadas.


Ferramentas/Método

O método de pesquisa utilizado foi a entrevista. Uma equipe de 5 pessoas foi selecionada dentre os funcionários da Mistura Fina Temperos e ficaram responsáveis por abordar e entrevistar moradores da cidade que chegavam ou saiam de supermercados localizado em diferentes bairros do município. Cada pesquisador entrevistou 10 pessoas utilizando um questionário com 7 questões pré-formuladas pela equipe de Marketing da empresa . As perguntas continham opções/alternativas, sendo que em 6 delas o entrevistado tinha a opção de marcar mais de uma.


Prazo

A pesquisa começou no dia 24/02/2015, com a elaboração do questionário. Entre os dias 27/02/2015 e 06/03/2015, foram realizadas as entrevistas. Nos dias 07 e 08 de março os dados foram apurados, e no dia 09/03/2015 o relatório foi concluído. O período total da pesquisa foi de duas semanas.


Conclusão

          A pesquisa concluiu, após realização de pesquisa de opinião por amostragem, que os moradores da cidade de São Gotardo, ao comprar molhos de pimenta, consideram primeiramente o nível de acidez do produto, o que nos leva ao segundo item observado no momento da compra: o tipo de pimenta utilizado na fabricação do produto, uma vez que esse fator está relacionado ao nível de acidez do molho. Em terceiro lugar está o preço.

         O valor nutricional do molho de pimenta, disponível na tabela impressa na embalagem, bem como outras características do rótulo, tais como: indicação da origem da pimenta e letras em tamanho adequado, não foram mencionados pelos entrevistados como fatores relevantes no momento da compra.

         O tipo de embalagem utilizado para envasamento do molho de pimenta não foi citado como preponderante para a aquisição do produto, no entanto, os consumidores informaram que preferem recipientes de vidro.

          Um bom molho de pimenta, segundo a opinião dos entrevistados, é aquele com textura mais espessa, com cheiro agradável e acidez forte.

          No que diz respeito à variedade de pimenta preferida, as mais citadas foram Bode, Dedo-de-moça e Malagueta.

          Em observações feitas pelos agentes entrevistadores, verificou-se que a baixa menção a pimentas de sabor mais intenso, como Habanero e Jalapeña, deve-se mais à falta de popularidade dessas espécies no Brasil, do que propriamente ao gosto da população. Nessas observações ainda consta o desejo do público consumidor em ter disponíveis no mercado molhos de pimenta com sabores mais marcantes e acidez mais acentuada.

          A pesquisa ainda revelou que o consumo de molho de pimenta na região é grande, os entrevistados afirmaram consumir o produto SEMPRE, preferindo combinar o tempero com carnes no geral, salgados e molhos de acompanhamento de pratos salgados.


Decisões/Estratégias futuras

A partir dos dados coletados com a pesquisa, a equipe da Mistura Fina Temperos decidiu pelas seguintes medidas:

  • Criar um molho de pimenta forte a partir da variedade Habanero para atender à demanda por sabores mais fortes e acidez mais acentuada.
  • Dar ao novo molho de pimenta um nome que expresse a intensidade do seu sabor: “Vulcano”.
  • Contratar agência para desenvolver um filme publicitário do novo molho de pimenta, associando o novo produto ao marcante sabor da culinária mexicana.
  • Desenvolver e disponibilizar gratuitamente, no site da empresa, receitas de carnes no geral, e molhos para acompanhamento de diferentes pratos que tenham o novo molho de pimenta como ingrediente de destaque.
  • Criar uma promoção para que os consumidores apresentem vídeos desenvolvendo receitas cujo ingrediente de destaque seja o novo molho de pimenta Vulcano, e, assim, concorram a uma viagem para o México, principal produtor da pimenta Habanero.


Molho de Pimenta
Vulcano


Um sabor dos deuses para esquentar a sua vida!


         A Mistura Fina Temperos representa a arte de condimentar e o prazer de adicionar aquele “segredinho” a um prato ou receita preferida. Por isso traz o novo Molho de Pimenta Vulcano com sue aroma pungente e inimitável sabor picante.

        Vulcano é produzido artesanalmente com a legítima pimenta mexicana Habanero, a mais forte e picante do mundo.

         Cultivada em St. Augustine (Flórida – EUA), essa exótica e única pimenta vem aquecer sua cozinha, trazendo para seus pratos a intensidade e sabor marcantes da culinária mexicana.

         O novo Molho de Pimenta Vulcano também pode levar você para uma inesquecível viagem ao México. Basta criar uma receita especial usando Vulcano, inscrever seu vídeo no site da nossa empresa: www.misturafina.com.br, e já estará participando do concurso.

         Então lembre-se: para transformar aquela pizza com os amigos em um momento marcante, para fazer daquela carne de panela um tesouro da família, para uma macarronada perfeita, um hambúrguer especial ou um churrasco inesquecível basta um toque do novo Molho de Pimenta Vulcano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário