quarta-feira, 19 de março de 2014

Proposta de Redação diagnóstica




Plano de aula

Rita Vasconcelos         Língua Portuguesa

Turmas: 2º anos ensino médio             Duração: 2 aulas

Tema: Atividade diagnóstica sobre texto argumentativo


Justificativa: Vestibulares e concursos públicos são alternativas que podem aumentar o leque de possibilidades profissionais dos alunos. Mas neles costuma ser cobrada a produção de redações, normalmente argumentativos. Dessa forma é importante buscar meios para prepara os alunos para essas avaliações, por isso a produção de textos argumentativos será um dos principais enfoques dos estudos neste ano nas turmas do 2º ano do ensino médio. No entanto, antes de iniciar as atividades sobre o tema, é necessário diagnosticar o que os alunos já sabem para identificar os pontos a serem trabalhados.


Objetivo: Apresentar uma proposta de redação para que os alunos produzam textos argumentativos que sirvam como material para diagnosticar o que eles já sabem sobre o tema e os pontos que deverão ser trabalhados nas aulas seguintes.



Recursos: Cópias das propostas de redação


Avaliação: Correção das produções de texto


Prática:

Proposta de Redação


Por que as pessoas mentem pela internet?


Pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revelou que 81% das pessoas que utilizam sites de relacionamento na internet mentem para aqueles com quem se comunicam. Peso, idade, altura, aparência são alguns dos elementos da identidade pessoal que são alterados nas declarações dos internautas a seus parceiros de chat. Quais os motivos dessa atitude? Trata-se apenas da vontade de impressionar o outro? Ou haverá um motivo mais profundo: a insatisfação consigo mesmo?


Texto 1

Quem está atrás do teclado?

Um indivíduo isolado envia mensagens solitárias e busca o amor por meio de imagens virtuais. Ele se realiza em casa, protegido, à distância, e corre o risco de se decepcionar, quando, e se, um encontro real vier a ser marcado. Estamos no século do amor via internet com pessoas namorando virtualmente sem o calor dos corpos que se entregam. Mas, afinal, que tipo de relação se estabelece via computador? Existe vínculo? Se houver traição virtual, como fica o relacionamento entre os namorados? Basta se desconectar para pôr fim a um envolvimento emocional.


Jairo Bouer ( médico psiquiatra com trabalhos voltados para a sexualidade) comenta a pesquisa.


Texto 2


Segundo o filósofo francês Jean-Paul Sartre, "o ser humano possui uma atração doentia pela verdade". Sartre considera que o desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como vontade de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas são exatamente como o indivíduo as percebe e o que as pessoas lhe dizem é digno de confiança e crédito.


Considerando as ideias dos textos anteriores, elabore um texto argumentativo apresentando e defendendo sua opinião sobre a questão proposta.


Antes de Escrever

Observações:
  • O seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa;
  • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Faça em folha separada e assine.

Elaboração da Proposta
Professora Solange L. Marcondes


Nenhum comentário:

Postar um comentário