sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fábulas dos alunos do 6o ano 1


A seguir algumas das fábulas produzidas pelos alunos do 6° ano 1 no final do Projeto " Moral da história"

As vacas

Um dia um fazendeiro fez uma fila de vacas para marcá-las para que não se misturassem com as do seu pai e do seu irmão mais velho.
Ele ia preparando as vacas quando a mais velha, muito assustada, falou:
_Muuuuu. Eu não vou ser a primeira, podem ir na frente. Eu vou ser a última.
A vaca mais nova falou:
_Pra mim tanto faz, eu vou ser marcada mesmo.
O fazendeiro chegou e a mais velha estava lá atrás pensando que ia ser a última, mas o ferro de marcar o gado estava lá atrás e o homem aproveitou e marcou primeiro a irmã mais velha, que queria ser a última e acabou sendo a primeira.

Moral: Às vezes é melhor nos contentarmos com o lugar onde estamos.

Por: Jordana Araújo de Oliveira



O filhote de gato e o galo

Em um dia de sol, um galo viu um gatinho bem pequeno e resolver ir pra cima para bater nele. Só de sacanagem.
O gatinho parecia muito inofensivo e o galo foi pra cima dele com muita confiança.
Quando o galo se aproximou o gatinho pulou no pescoço dele, com suas garrinhas afiadas e o depenou todinho.
O galo metido a valentão pensou:
_Mas esse gatinho pareci tão inofensivo.

Moral: As aparências enganam.

Por:Lucas Geovanni Alves Ribeiro
 
O lobo e o cachorro

Em um belo dia um cachorro muito egoísta estava passeando pela floresta.
Um lobo muito gentil estava precisando de ajuda para desatolar seu carro. E disse:
_ Socorro, alguém me ajuda?
O cachorro escutava e não fazia nada.
O boi que por lá passava ajudou o lobo.
Passaram-se alguns meses e o cachorro precisou de ajuda e disse:
_ Por favor, alguém me ajuda?
E ninguém escutava o cachorro e ele passou o maior sufoco de sua vida e aprendeu uma lição.

Moral: Aqui se faz. Aqui se paga.

Por: Maria Isabel de Paula
 
O urubu e a leoa

Ia ter uma corrida de animais. Todos ficam ansiosos para ver a corrida, mas tinha que fazer fila para entrar e assistir.
No dia da corrida, o urubu chegou primeiro. Depois chegou a pata, o gavião, e outros animais. E por último a leoa. Ela ficou muito triste por ser a última.
Foi quando o macaco chegou e passou para o fim da fila e começou a mandar a leoa entrar. O urubu, então disse:
_Você ficou maluco?
E o macaco disse:
_Não. Eu só estou mandando os animais entrarem para ver a corrida.
E o urubu disse:
_ Mas a porta não é aí.
E o macaco respondeu:
_ Não. Você está muito enganado. A porta de entrada é exatamente aqui.
E o urubu foi o último por querer ser o primeiro.

Moral: Os últimos serão os primeiros.

Por: Carla da Silva Rodrigues

O leão e o tigre

O leão era um animal muito orgulhoso. Seu amigo tigre um dia disse:
_Amigo, você é muito vaidoso.
E o leão muito irritado disse:
_ Eu tenho por que ser vaidoso, eu sou o rei dessa floresta.
Um dia os animais pararam de obedecer as ordens do leão. E ele, já nervoso, disse:
_ Vocês têm que me obedecer, eu sou o rei de vocês.
Os animais cansados dos gritos do leão disseram:
_Você parou de ser nosso rei depois de começar a ser tão vaidoso e arrogante.
Então o leão, por causa da sua vaidade, acabou perdendo tudo.

Moral Um líder não pode ser arrogante porque se não vai perder o respeito dos amigos.

Por: Karlane Ferreira

A união não pode faltar

Um dia um homem estava desmatando a natureza. O porco-espinho tentou proteger, mas não conseguiu e foi buscar ajuda. Até que chegou à casa da Dona Cobra e disse:
 _Dona Cobra, você me ajuda a derrotar o moço para ele não destruir nosso mundo?
_Sim, eu ajudo! Só espera eu descer. _ respondeu a cobra.
Os dois andaram até que chegaram à casa do tatu e dos dois perguntaram se ele ajudava a derrotar o homem.
Depois eles foram às casas de um monte de animais; araras, papagaio, tucanos, formigas, onças, e muito mais.
Chegando lá onde estavam destruindo a floresta, o porco espinho disse:
_ Vamos atacar!!!!
Eles atacaram e o povo que trabalhava lá desistiu e a natureza foi salva pelo porco-espinho e seus amigos.

Moral: A união faz a força.

Por: Lívia Raiane Ferreira
 
O leão e alcateia

Um leão estava numa caçada, quando encontrou uma alcateia de lobos.
De repente o leão rugiu: “RUUU, ROOOO”. Metade da alcateia ficou e a outra fugiu.

Quando o leão saiu de cima da árvore, os lobos se assustaram e eles disseram antes de fugir:
_Vamos nos juntar e vencer essa batalha!
_Ha, Ha, Ha,. Vocês nunca vão vencer o rei da selva!
_Mas nós somos muitos e você é só um!
Os lobos botaram o leão para correr e ele foi se esconder em uma caverna.

Moral: A união faz a força.

Por: Marcone Emanuel dos Reis Ribeiro
 
As abelhas e o urso

Numa bela manhã, as abelhas saíram para buscar pólen para fazer mel. Elas dão muito duro e no final da tarde voltam para a colmeia.
Uma delas vê um urso muito fofinho que diz:
_Vocês podem me arrumar um pouco de mel? Estou com muita fome.
As abelhas conversam entre si e vendo que aquele urso tinha uma cara muito boazinha e parecia dócil, decidem confiar nele.
As abelhas deixam o urso pegar o mel. Mas o urso foi muito ganancioso e acabou derrubando a colmeia.

Moral: As aparências enganam.

Por: Fábio Loiola Almeida Júnior
 
O gato e o pedaço de carne


Era uma vez um gato que passeando pela rua da cidade achou um grande pedaço de carne.
Passando pela rua observou um gato que por coincidência estava com um pedaço de carne maior que o seu.
Ele tentou pegar o pedaço de carne maior, e foi uma briga danada.
De tanto barulho, os dois gatos chamaram a atenção dos cachorros que furiosos foram ver o que estava acontecendo.
O segundo gato, com medo, foi embora deixando a carne com o outro gato.
De repente passou o bando de cachorros roubando os pedaços de carne.

Moral: Quem tudo quer nada tem.

Por: Gabriela Mendes Gomes

12 comentários: